segunda-feira, 23 de março de 2009

Adenium - Rosa do deserto - Paixão a primeira vista !


Sabem aquela paixão que nos acomete assim que batemos o olhar em algo/alguém a primeira vista ? foi assim que aconteceu comigo ao ver fotos de adenium pela primeira vez na internet, de cara percebi que estava diante de um cacto especial, aliás os Adeniums são especiais mesmo, à começar não são nativos do Brasil, sobrevivem em um ambiente onde a natureza oferece poucos recursos aos sobreviventes locais, em desertos áridos e secos.

Também conhecidos como Rosas do deserto, são originários do deserto Africano, muito rusticas adequam-se muito bem ao nosso clima.


Como sou um praticante da arte Bonsai há pelo menos uns 20 anos ( mais continuo sendo amador), foi como o mel na chupeta, foi muito fácil me adaptar ao cultivo também dessa espécie muito mais resistente e rústica que meus queridos bonsais, comprei meu primeiro adenium e depois passei a importar as sementes diretamente da Tailândia...

Por hoje é só, breve postarei um novo tópico abordando os cuidados básicos e também o processo de semeadura.

251 comentários:

  1. AMIGO, PRIMEIRO PARABENS PELO BLOG!

    GANHEI UM BONSAI DE ADENIUM, MAS ACREDITO QUE NÃO ESTEJA ACERTANDO NOS CUIDADOS POIS AS FOLHAS ESTÃO AMARELADAS.
    SERÁ QUE PODERIA ME AJUDAR.
    OBRIGADO
    RODRIGO PINHEIRO
    paivapinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo os adeniums são muito resistentes, pode ser 2 motivos as folhas estarem amarelando: excesso de sol ( quantas horas por dia vc está expondo-os ? e a segunda pode ser alguma praga, ai vc deve verificar se não existem cochonilhas grudadas nas folhas ! espero ter ajudado !

    ResponderExcluir
  3. Meus parabens pelas fotos, e acho que vc podera me ajudar prescizo comprar umas sementes de adenium de varias qualidades ou seja especies, ficaria grato se vc me ajudar passando o endereço (e-mail) para mim meu email é davir_emater@hotmail.com


    Grato e aguardo resposta

    ResponderExcluir
  4. ACHEI SEBLOG MUITO INTRESSANTE.
    TENHO ALGUMAS ADENIUM POREM NUNCA DERAM FLOR.
    POR FAVOR ME AJUDE;
    TENHO ELAS A QUASE UM ANO, COMPREI SEMENTES E PLANTEI, ELS ESTAM COM QUASE UM ANO E NUNCA FLORIRAM, ESTAM PLANTADAS EM VASO PARA BONSAI.
    QUANDO AS PLANTEI NÃO SABIA QUE TINHA QUE PODAR A RAIZES PRINCIPAL E A GUIA, ENTÃO NÃO PODEI. O QUE FAÇO PARA ELAS DAREM FLORES.

    POR FAVO ME AJUDE.
    leidy.braga@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. ola ! elas estão com que tamanho ? para florir são considerados vários fatores, tais como:

    - Desenvolvimento;

    - Nutrição;

    - Inexistência de pragas ( cochonilhas ou pulgões ), etc


    plante os adeniums adultos em vasos mais fundos, onde eles vão estar podendo desenvolver-se mais, plantar em vasos mais rasos só quando estiverem completamente adultas, vc tem os adubado ou fertilizado ? é importante mante-los sempre bem nutridos....


    a 1ª e mais questão estética, para a planta ficar mais compacta....

    Dica: Utilize um exelente adubo foliar chamado BIOFERT PLUS, vc borrifa as folhas e rega o sustrato de 15 em 15 dias, de 2 em 2 meses vc entra com fertilizante para estimular a floração, vc pode também usar algum fertilizante com formula NPK 04-14-08...


    abraços !

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de adquirir algumas sementes de adenium obsum mas não se onde encontrar . Se alguem puder ajudar-me meu e-mail é eunicemourao23@gmail.com

    Agurdo contato

    Obrigada

    Eunice

    ResponderExcluir
  7. Oi, comprei minha primeira rosa do deserto hoje, ela tem 5 anos, e, me disseram para não tocar nas folhas e nem nos botões, vc pode me dizer o porquê?
    Ah, e quantas vezes ao ano é a florada dela?
    Em que tempo? Quantas cores existem?
    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Ola ! Eu pego nas folhas dos meus adeniums sem preocupações, até as limpo para retirar o excesso de poeira...os botões são delicados, é bom evitar toca-los quando pequenos, já maiores não vejo problemas...Quanto a florir, vai depender da planta, clima, adubação...aqui tenho adeniums que florecem 4 vezes no ano, outras 2, não existe uma regra, vai da planta e da adubação que se oferece a elas...Flores existem muitas variedades, pra vc ter ideia a cada dia os Tailandenses desenvolvem novas variedades à partir de cruzamentos de flores diferentes ! abraço !

    ResponderExcluir
  9. Ola amigo,plantei varis sementes de adenium a quatro meses, agora algumas estão murchando o cale entre a terra e as folhas, prece que começão a apodrecer e vai indo ate que morrem.Vc pode me dar uma dica o que pode se isso?Obrigado

    ResponderExcluir
  10. excesso de humidade, troque o substrato; 50% pedriscos ou areia grossa de filtro de piscina e 50% pó de xaxim ou pó de pinho.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente, meus parabéns!!! Suas plantas são maravilhosas....quero as minhas assim também. Hoje dia 15/09/2009 adquiri as minhas 3 primeiras Adeniums, elas são novas estão na primeira floração. Me disseram que preciso tomar muito cuidado com a preparação do vaso e a adubação. Gostaria que me indicasse a melhor forma de preparação desta vaso ( quanto de areia, pedras, humos). Quanto a adubação, de quanto em quanto tempo devo adubar e quais os produtos que devo usar. meu e-mail é bruno.36.figueiredo@hotmail.com
    Muito obrigado e mais uma vez....parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. ola ! o vaso fica a seu gosto, eu prefiro os vasos com mais profundidade para deixar as raizes à vontade....quanto ao substrato eu uso 50% pedriscos e 50% pó de pinho ou xaxim...adubação torta de mamona e farinha de osso ( 1 colher de sopa por mês da mistura ) e biofert plus para pulverisar de 15 em 15 dias.

    ResponderExcluir
  13. Vc respondeu pra todos, mas não disse onde comprar sementes.

    ResponderExcluir
  14. Preciso0 urgente comprar muiats semenets de Adenium, vc me diz onde encontro ?

    ResponderExcluir
  15. oi, vc quer comprar quantas sementes ?? eu compro diretamente da Tailândia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome é Marcos e gostaria de saber como comprar sementes de adenium diretamente da tailândia.Meu e-mail é mfabial@hotmail.com
      Agradeço e aguardo.

      Excluir
  16. quantas horas o adenium deve ficar exposto ao sol???E quanto de água devemos botar e quantas vezes na semana??

    ResponderExcluir
  17. Ola Miriam ! os adeniums tem como habitat natural desertos, portanto eles gostam de bastante sol, os meus eu deixo pegar o sol à tarde toda, dai como seca completamente o substrato eu rego todo dia...vc só deve molhar quando a terra estiver completamente seca !

    ResponderExcluir
  18. olá...parabens pelas fotos...sou totalmente amadora...e fico muito perdida com minhas plantinhas...tenho uma rosa do deserto q pega sol toda a tarde seu solo é de terra mistura com carvao moido, ela esta com flor e botao, mas esta amarelando as folhas, ela tinha uns bichinhos amarelos, mas acabei com eles com agua de fumo, só q ela continua amarelando as folhas e um botaozinho caiu...o q posso fazer...obrigada me ajude!

    ResponderExcluir
  19. gostaria de comprar sementes de rosa do deserto, de cores diferentes, pois as q tenho são de cores:branca pura,rosa, branca com orla rosa,como faço para comprar com segurança,responda por e-mail ms_marli@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Oi Alex, pretendo adquirir de 1.000 a 1.500 sementes variadas de Adenium. Vc pode me ajudar?
    Por favor me responda no e-mail

    silvanabsbcruz@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá; minha rosa do deserto que sempre floriu lindamente, está com as folhas atrofiadas, pequenas, e sem flores há um ano. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  22. Verifique se não esta com alguma praga, tipo cochonilhas ou pulgões...no caso das cochonilhas, muitas vezes só são vistas com o auxilio de uma lupa...se for cochonilha pulverise com oleo mineral, para pulgões oleo de neem ou calda de fumo !

    ResponderExcluir
  23. Olá, obrigada pelo retorno;
    Tenho observado bastante e aparentemente ela não tem nenhuma praga. Vou tentar fazer uma pulverização preventiva. É possível que a raiz tenha tomado todo o vaso, que é tipo bacia, não muito pequeno, e por isso esteja sem espaço. Fico tentando dar chutes. Mudo ela de lugar. Rego. Enfim...não acho resposta. Vou tentar enviar uma foto. Abraço.

    ResponderExcluir
  24. mude ela de vaso e depois de 1 mês entre com uma adubação ! aqui eu uso BIOFERT PLUS quinzenalmente e TM + FO mensal !

    ResponderExcluir
  25. Ola,meu nome é Ericka, me apaixonei pelo adenium a poucos meses, entao decidi comprar as primeiras sementes, as sementes chegaram e fiz uma estufinha com garrafa peti a dois dias, estou muito preocupada e ansiosa com a germinaçao, com quantos dias começo a ver a semente enraizando?
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. olá comprei um adenium pra minha cunhada e outro pra mim ambos estão perdendo as folhas, o da minha cunhada esta so os caules e com uma flor nas pontas será algum problema ou elas caem mesmo no inverno ?
    desde ja agradeço pela resposta

    ResponderExcluir
  27. Os adeniuns perdem folhas quando proximos de florir, tenha apenas o cuidado de ver se não estão com pulgão ou cochonilha !

    ResponderExcluir
  28. Ola, estou chateada plantei 8 sementes e nenhuma vingou, acredito que seja ecesso de agua, qual seria a quantidade de agua ideal para fazer a estufa e nao precisar colocar mais agua ate germinar?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  29. pode ter sido o tempo ! quando vc for semear adeniums faça isso quando o tempo estiver ensolarado, baixas temperaturas prejudicam a germinação dos adeniums, veja um tópico aqui no blog com o passo a passo para plantio das sementes de adenium ! e só é necessário molhar o substrato no dia do plantio....tem que deixar as sementes de molho por pelo menos 2 horas antes de semear...depois cobre com plastico filme a borda do vaso e deixa em local claro, porpém na sombra !

    ResponderExcluir
  30. Quanto tempo eu posso armazenar as sementes, me recomendaram guardar na geladeira isso procede?
    Muito obrigada pela atençao e resposta rapida.

    Otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  31. ola, gostaria de saber qual a altura que pode chegar uma rosa do deserto plantada diretamente no solo...obrigado

    ResponderExcluir
  32. As sementes den adenium podem ficar em média 3 meses armazenadas ! mantenho as minhas em saco vedado e no escuro.

    Na natureza atingem uma média de 1,5 metro ou mais !

    ResponderExcluir
  33. Ola..gostaria de saber como faço a poda..dizem que tem apoda da raiz e a poda das folhas..como é feita...bjos aguardo resposta..
    meu imail.. jack_c.c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. olá, gostaria de saber se adenium pode ficar exposta a chuva e o sol?, comprei uma recentemente e preciso que me tirem essa duvida.
    desde ja agradeço
    rafaela

    ResponderExcluir
  35. Olha, não recomendo vc deixar o adenium exposto a chuva, pois o excesso de agua apodrece as raizes....

    ResponderExcluir
  36. Muito bom.
    Gostaria de saber se vc vende o aduto sugerido e o fertilizante.
    Estou em Belo Horizonte-MG
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu comprar a sua rosa do deserto, amigo? Moro também em BH e não acho onde comprar. Me mande resposta. Meu iemaiel é santos.reinaldo64@yahoo.com
      Fone 31 97731879 Reinaldo

      Excluir
  37. Oi Alex! Td bem? Acabei de comprar um bonsai de adenium e gostaria que vc me passasse algumas orientações de como regá-lo. Sei que é uma planta de clima semi-árido então fico com medo de regar demais. Moro em Belo Horizonte. O meu está em um lugar que pega sol durante parte do dia. Vi que nas respostas dos posts acima vc orientou regá-lo apenas quando a terra estiver completamente seca, mas aí, quanto vc rega? Outra coisa, gostaria de comprar uma muda para plantar em um vaso maior, vc vende? Vi que está em Salvador, o correio faz esse tipo de entrega? Aguardo retorno! (carolinagmt@hotmail.com). Obrigada! Carolina

    ResponderExcluir
  38. Oi Carolina, Meus adeniums eu rego 1 a 2 vezes por semana, no inverno eu rego o mínimo possível, em regra: regas só com o substrato completamente seco.

    ResponderExcluir
  39. OLA ALEX,TD BEM...
    SOU DONA DE UMA FLORICULTURA EM MG,COMPREI DUAS ADENIUM,ELAS JA ESTAO GRANDINHAS TIPO 40 CM ESTAO FLORIDAS,ESTAO PLANTADAS EM VASO RASO RASO,SERA QUE PRECISO REPLANTALAS?DE QUANTO EM QUANTO TEMPO TEM QUE REPLANTAR?...E DEPOIS DE REPLANTAR COMO DEVO SEGUIR COM ABUBACAO...O Q USAR PARA REPLANTAR...ME INDIQUE TUDO QUE EU ESTOU APAIXONADA PELA ADENIUM,JA ATE COMPREI SEMENTES E VOU SEGUIR A SUA ORIENTACAO AQUI NO BLOG...SE VC PUDER ME INFORMAR FICO GRATA...MEU EMAIL E berthaventurim3@hotmail.com...

    ResponderExcluir
  40. OI ALEX,E BERTHA NOVAMENTE...EU GANHEI UM BONSAI DE JABUTICABA,ELE DEVE TER UNS 15 ANOS DE IDADE,ESTA COM O TROCO BEM GROSSO,MAS JA TENHO ESSE BONSAI A 2 ANOS E NUNCA DEU JABOTICABA,COMO FACO PARA DAR JABUTICABA,COMO DEVO ABUBAR...SERA QUE TEM QUE TROCAR DE VASO...ME ORIENTE POR FAVOR...ABRACO
    BERTHA

    ResponderExcluir
  41. gostaria de saber se posso podar alguns galhos da rosa do deserto ?????
    ou rais?????
    ela esta com 1.15 de altura por favor me ajude
    MICHELLE MONTORO
    ramontoro@bol.com.br

    ResponderExcluir
  42. oi alex querosaber se voce vende sementes de adeniun favor responder em meu email
    fernando_bembrasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. olá Alex, qual a proporção de oléo mineral que deve usar para a pulverização das folhas com a cochinilhas?
    obrigada..
    ps: me add no msn, preciso muito de orientação:
    sarahbasto@hotmail.com
    abraço

    ResponderExcluir
  44. Olá Alex,

    Gostaria de trocar umas idéias com vc
    sobre as Adeniums;se possivel me add
    m.a.ximenes@hotmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  45. Olá Alex

    No lugar do´pó de pinho ou xaxim, posso usar casca de arvores? devo misturar na terra comprada em floricultura, ou vc planta somente com pedriscos e pó de xaxim?
    abraços
    Cristiane

    ResponderExcluir
  46. ola ! vc pode substituir o pó de xaxim por composto organico (é uma espécie de terra feita com matéria organica ) é muito parecido com o pó de xaxim, bem soltinho, é feito com cascas de madeira, folhas em decomposição, etc.

    ResponderExcluir
  47. Vc Vende sementes e qual o valor. Meu e-mail walberregis@ig.com.br

    ResponderExcluir
  48. Plantei varias sementes e ja se passaram 13 dias... ainda tem possibilidades de nascerem....

    ResponderExcluir
  49. Plantei varias sementes e ja se passaram 13 dias... ainda tem possibilidades de nascerem....
    Meu e-mail walberregis@ig.com.br

    ResponderExcluir
  50. Rapaz se ai estiver frio pode ser que ainda brote, mais vc pode ver o estado das sementes, pegue uma e tente tirar a casquinha, se estiverem ruim vais estar podre ou mole....de qualquer forma espere mais uns 5 dias !!!

    ResponderExcluir
  51. OI EU ESTOU MUITO INTERESSADA EM SEMENTES DE ROSA DO DESERTO VC PODERIA MEINFORMAR ONDE ENCONTRAR SEREI ETERNAMENTE GRATA SE ME ATENDER
    MEU EMAIL E
    FLORICULTURA_NS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  52. Tinha 04 adeniuns mas um apodreceu e morreu, não sei o motivo pois trato todos do mesmo jeito.Gostaria de adquirir sementes, mudas e fertilizantes, pode me ajudar?
    Manda a resposta pro meu e-mail: bezerrafigueiroa@hotmail.com
    Ajude-me!!!!!
    Obrigada!!!
    Terezinha

    ResponderExcluir
  53. Ola!!! Alex tenho uma rosa do deserto rosa escura tenho muito cuidado com ela pois acho um encanto agora ja esta soltanto sementes só nao sei como cultivar se vc puder me ajudar e tambem queria conseguir outras cores pois vi que tem amarela branca vc sabe onde posso encntrar e o preço desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
  54. olá!!tenho a minha rosa ja faz um bom tempo,e vejo essas outras com umas batatonas e ficam lindas.
    sera que a minha ta plantada errado?tenho que mudar de vaso?tenho medo de mexer nela e ela morrer...o que posso fazer? obrigada
    Solange

    ResponderExcluir
  55. Solange, vc tem adubado frequentemente sua Rosa do Deserto ? transplante só quando o vaso começar a ficar pequeno para a planta ou quando as raizes começarem a sair pelo fundo do vaso....outra coisa importante: só faça transplantes no verão, use um substrato bem drenante (50% pedriscos e 50% composto organico).

    ResponderExcluir
  56. minha rosa do deserto parace que nao gosta mesmo de mim. já é a segunda vez que os botoes nascem e antes que abram o cacho cai inteiro, quebrando bem na parte em que o cacho se fixa ao caule.
    ela está em um vaso grande e bem adubado, em um local ensolarado.
    será que poderia me ajudar.
    atenciosamente, judite

    ResponderExcluir
  57. ola, isso as vezes acontece, aqui quando estão com os botões maiores eu não deixo tomar muito sol..coloco-as à meia sombra.

    ResponderExcluir
  58. tenho uma flor do deserto mas ela so tem uma aste queria saber se eu podar ela vai sair mas brotos ou posso perder a planta com isso

    ResponderExcluir
  59. Sim, vc pode podar seu adenium a fim de compactar mais a planta, coloque pó de canela no local do corte !

    ResponderExcluir
  60. Tem algo que posso utilizar no lugar do pó de xaxim? É porque não encontro mais pó de xaxim à venda.

    ResponderExcluir
  61. gostaria de saber onde comprar adenium aqui em Salvador?

    ResponderExcluir
  62. oi, endereço da floricultura: Rua A, 3ª etapa, nº 211, proximo a igreja Batista = 3253=3313

    ResponderExcluir
  63. VC, não colocou o bairro no endereço abaixo:

    endereço da floricultura: Rua A, 3ª etapa, nº 211, proximo a igreja Batista = 3253=3313

    Att:
    Sofia

    ResponderExcluir
  64. opa ! desculpa, o Bairro é Castelo Branco, aproveite que ta cheio de Rosas do deserto com flor !

    ResponderExcluir
  65. Gostaria de comprar sementes vc vende? qual o valor do cento???

    ResponderExcluir
  66. Oi, tenho tres rosas do deserto, e a pouco tempo as folhas começaram a amarelar e cair. Uma das plantas tinha três botões que simplismente murcharam e cairam sem abrir... o que está de errado? Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  67. Ola ! as vezes acontece dos botões murcharem, com relação as folhas amarelarem isso pode ser excesso de agua que provocam apodrecimento de raizes, tire a planta do vaso e observe se existem raizes podres (escuras) se tiver elimine as raizes escuras até aparecer a parte clara da raiz, passe pó de canela no local, enrole em um jornal e mantenha em local seco e livre de ventos por uns 15 dias, depois replante-as e tenha cuidado com excesso de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Ótima dica! A minha esta com a batata fofa e ainda assim com flores. Posso retira-la assim mesmo?

      Excluir
  68. ola! plantei algumas sementes de adeniun elas estão com 15 dias de germinadas quero fazer bonsai mas não sei a maneira correta vc pode me ajudar?

    Gizelia

    ResponderExcluir
  69. olá preciso saber como podar as raizes da minha flor do deserto pois vou mudá-la de vaso a primeira vez preciso saber se tenho que podar a raiz ou não mande respostas siqueirajunior32@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Ola! Ganhei duas rosas do deserto, mas não tenho muito tempo para me dedicar a elas, pois estudo em tempo integral. Elas são bem pequenas ainda. Eu fiquei com muito medo, pois quando elas chegaram estavam lindas e uma delas estava até com botõezinhos, mas, aconteceu um imprevisto, e um dia elas tomaram chuva, eu as expus ao sol, mas não sabia se deveria apenas colocar elas no sol da manhã ou da tarde também. Acho que meus cuidados no começo não foram muito suficientes, pois os brotinhos secaram, as folhas amarelaram e caíram. Quase as matei! Mas, eu pesquisei um pouco e acho que estou pegando o jeito. Uma duvida, eu coloquei resto de abacaxi para adubar, não sei se foi muita idiotize, mas elas não responderam mal. E como pude ler hoje em seu texto elas podem e devem viçar ao sol da tarde também. Estou aguando umas 2 vezes na semana, pois li que as raízes podem apodrecer se encharcadas. Elas estão melhores agora, já estão saído novas folinhas e espero que eu possa ver logo seu florescer. Pois ainda não pode contemplar a beleza de suas flores. Se poder me responder fico muito grata! Obrigada!

    Obs: Meu imail é : maisamartinsdias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. ola ! rs, eu nunca tinha visto essa de adubar com abacaxi, rssss, mais tudo que é orgânico serve como adubo, porém sinceramente eu não te recomendaria o uso do abacaxi, pois abacaxi tem muito acido e realmente não sabemos os efeitos na planta, mais vc pode usar uma infinidade de adubos, como estrume de gado, galinha ou ovelha, osmocote, NPK, etc !

    ResponderExcluir
  72. Oi, bom dia!
    recentemente adquiri a torta de mamona + farinha de ossos, gostaria de saber se vc aplica sobre o solo ou perfura o solo e coloca dentro dele? Vc poderia por gentileza me informar o procedimento dessa aplicação? muito obrigado, Antonio Lima.

    ResponderExcluir
  73. coloco nas bordas do vaso, enterro bem superficialmente, sem deixar encostar na raiz.

    ResponderExcluir
  74. Preciso de ajuda urgente: comprei uma rosa do deserto, ela já veio com botões, depois que as flores se abriram secaram rápido e cairam, as folhas amarelaram e cairam todas também. Gostaria de saber o que devo fazer agora, se troco o vaso, que tipo de terra uso??? Obrigada. Regina

    ResponderExcluir
  75. pode ser praga ou pode ser excesso de humidade ! 1º observe se tem alguma praga (pulgões ou cochonilhas) se não tiver retire ela do vaso e observe se tem raizes podres, se tiver corte as partes podres, vc corta até chegar na parte sadia, enrole em um jornal seco e mantenha asim por 5 dias, depois plante em um substrato bem drenante, 50% pedriscos e 50% composto orgânico9tipo pó de xaxim)

    ResponderExcluir
  76. Olá, moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber onde posso adquirir sementes de rosa do deserto na minha cidade. Gostaria e saber também se posso planta-las direto no solo em jardins que pegam sol a tarde inteira.
    Meu E-mail é josecarlosgomesda.silva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  77. desculpa, não é plantar as sementes direto no solo, seria planta-las já adultas. Obrigado
    José Carlos

    ResponderExcluir
  78. OLA ALEX!!TENHO DUAS ROSAS DO DESERTO UMA DA FLOR MENSALMENTE QUASE E O OUTRO VASO NADA,E AS FOLHAS FICAM AMARELAS....TO PENSANDO EM MUDAR ESTE VASO DE LUGAR E REPLANTA-LO.
    VC TEM MUDA NA COR AMARELA???OU SABE DE ALGUEM QUE TENHA???
    POR FAVOR ME ADD NO MSN E RESPONDA POR EMAIL SE POSSIVEL DESDE JA OBRIGADA!!
    EMAIL: JOSINOVELLI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  79. Olá! Comprei uma rosa do deserto a pouco mais de 1 mês, ela tem uns 20cm, replantei ela para um vaso maior com terra e areia, meio de cada, e um pouco de esterco, ela fica em um lugar onde não pega chuva e tem sol na manhã. De uns dias para cá ela esta ficando com as folhas amarelas e caindo, a três dias coloquei adubo 04-14-08.
    O que devo fazer para que não morra??
    Luana

    ResponderExcluir
  80. Carlos: vc pode planta no chão desde que prepare o local onde será plantada com um substrato bem drenante !

    Luana: Quando replantamos qualquer planta é regra não adubar por 1 mês... se replantou o correto é deixar na sombra por uns 15 dias, pouca água também

    ResponderExcluir
  81. Primeiramente parabéns pelo blog, amei....tenho 4 rosas, mas els não stão tão gdes e já tem 2 anos, mas dão flores lindas, eu acho q o vaso ta pequeno...elas devem ter uns 40 cm d altura e o vaso deve ter uns 40cm d diametro por uns 25 de altura...devo trocá-las. Elas estão bem verde, só q agora é época d chuva aqui no MT, as minhas ficam na rua,mas estão c flores... posso fazer aquela adubação sugerida nos comentários. Tbém quero saber se tens sementes de rosas p vender, quero bca...meu email é joelmars.lima@hotmail.com , desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  82. Olá, primeiramente parabéns, pelas fotos, que belos exemplares você tem e também pela atenção em responder os tópicos. Recentemente comprei mudas da Adenius, chegaram bem, mas são muito pequenas, aguardo um remessa de sementes que pretendo plantá-las. Gostaria de saber com quanto tempo ocorre a primeira florada, estou ansioso para vê-las floridas. Ah, esterco de mihoca pode ser usado como adubo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  83. Aubeny as rosas do deserto começam a florir quando atigem 5 meses, óbvio que nem todas floreçem logo, ai vai depender de vários fatores como: clima, adubação, exposição ao sol, etc, olha eu não uso esterco de minhoca não, mais vc pode usar esterco de galinha, gado, ovelha, NPK, Osmocote.

    ResponderExcluir
  84. Olá, onde compro sementes de Adenium em Belo Horizonte? Meu email é danviveiros2004@yahoo.com.br.
    Grato
    Daniel

    ResponderExcluir
  85. URGENTE:Ola gostaria de saber o que esta acontecendo com a minha Adenium,pois os botões aparecem mais não abrem eles secam e depois caem.
    Se puder me ajudar meu email vianei_correa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. As vezes acontece isso, vc está regando ele com que frequencia ?

    ResponderExcluir
  87. gostaria de saber se a adenium tem que ficar suspença do chao?

    ResponderExcluir
  88. Olá!!!
    primeiramente parabéns pelo blog..mto legal!
    então eu comprei uma adenium ja grandinha e florindo mas ela veio nakeles vasos preto de plastico pequeno de floricultura e eu keria passar ela para uma bacia de ceramica que comprei um pouco maior e esteticamente mais bonita. Posso trocá-la normalmente ou tenho que fazer algúm procedimento antes???obrigada

    CARLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ! não existe muito segredo, apenas algumas regras: transplantes de vaso apenas em estações quentes com sol, ou seja sempre no verão, após o transplante regue e mantenha na sompra por uns 15 dias e regue apenas uma vez por semana, adubo só depois de 1 mês.

      Excluir
    2. ola ! não existe muito segredo, apenas algumas regras: transplantes de vaso apenas em estações quentes com sol, ou seja sempre no verão, após o transplante regue e mantenha na sompra por uns 15 dias e regue apenas uma vez por semana, adubo só depois de 1 mês.

      Excluir
  89. OI ONDE ENCONTRO SEMENTES EM CURITIBA............... OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite ! moro em Salvador, não sei te informar como conseguir sementes ai, mais eu vendo pra outros estados e envio via carta registrada

      Excluir
  90. oi amigo...eu comprei varias sementes ,deixei de molho por duas horas e plaantei em mini estufas.mas agora com 3 dias ,percebi que esta aparecendo ,tipo umas teias de aranha nas sementes e eu nao sei se faz parte do processo ou se prejudicará a germinaçao...por favor o que devo fazer para salva-las!desde ja agraco e me responda por email monikemary@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se apodreceram provavelmente foi por serem sementes velhas !

      Excluir
  91. Eu queria replantar meu bonsai(rosa do deserto) em um vaso maior, de uns dois litros mais ou menos. Mas eu não sei como que funciona com a medida de areia, terra.. etc. Alguem ajuda ? Queria saber se posso estar usando esterco e qual a quantidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso 50% pedriscos ou areia grossa de filtro de piscina e 50% composto orgânico !

      Excluir
  92. Obrigado adeniums, eu adorei o blog. :D

    ResponderExcluir
  93. Bom Dia, gostaria de saber se vc vende sementes. Obrigada. Ruth (rperdiz@bol.com.br).

    ResponderExcluir
  94. Bom Dia, tenho uma rosa do deserto e as folhas estão secando nas pontas e amareladas, com cochonilhas o que devo fazer? ela deve ficar sempre exposta ao sol ou podem ficar a sombra? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !

      para cochonilha, vc pode retira-las com um contonete umedecido ou aplicar óleo mineral para mata-las, As rosas do deserto devem ser cultivadas em pleno sol !

      Excluir
  95. boa tarde !!!
    comprei sementes de adenium e elas germiram e gostaria de saber com quanto tempo eu posso abrir as estufas de garrafa pet para trocar o ar dentro.
    E depois de quanto tempo posso re-plantar em vaso??

    ResponderExcluir
  96. Bom dia!
    Comprei um Adenium de aproximadamente três anos de idade e seu caule continua verde, quanto tempo leva para ficar com uma cor de tronco(escura)? Posso pulverizar óleo de neem nas flores e folhas? A cada quantos dias devo utilizar óleo de neem? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. à medida que ele for crescendo as raizes e engrossando vc vai levantando, geralmente as raizes que ficam abaixo do nível da terra tem coloração escura, óleo de neem com preventivo vc pode aplicar 1 vez por semana, é organico, não traz nenhuma consequencia para a planta !

      Excluir
  97. Bom dia.
    Vi que vc comprar sementes direto da tailandia deve ser na siam!
    vc vende semnentes tbm? e as mudas adultas?
    Me manda um e-mail p gente conversar melhor.
    leo_leo_cs@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  98. Olá! Ganhei uma Rosa do Deserto e ela já está no período de adubação. Comprei farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante. Gostaria de saber em detalhes como proceder com o adubo. Obrigada! :)

    Myllena

    ResponderExcluir
  99. Amigo parabens pelo blog. 1-Qual a quantidade e qual npk devemos usar nos Adeniuns? 2- Apos o replante podemos pulverizar as raizes com oleo de neem? Se positivo qual a proporção da mistura oleo/agua?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, não uso oleo de neem nas raizes, só nas folhas mesmo....para aplicação nas folhas 5 ml por litro, quanto ao adubo eu uso Osmocote e Estrume de galinha !

      Excluir
  100. Oi, estou começando o cultivo, tenho uma adulta e quero adquirir sementes, vc tem? Quanto é com envio para o TO.

    ResponderExcluir
  101. meu email é valpatdim@hotmail.com

    me mande no email por favor....

    Atenciosamente Patricia

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde, ganhei uma Adenium há uma semana, ela tem três anos e está com 3 brotinhos. Replantei ela num vaso mais raso e comprido pois o de plástico antigo veio com um ninho de formiga muito grande.
    Neste não utilizei adubo, nem fertilizante, coloquei pedras, um pouco de terra e areia.
    Gostaria de saber agora o que eu faço, pois você disse que depois de replantar não pode adubar, regar pouco e não ficar muito no sol, mas como replantei na época errada gostaria de saber como proceder pra ela não sofrer. (Moro em Curitiba, e aqui é Muito frio.)
    Aguardo resposta
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. proteja-o do frio e do excesso de humidade, se ai estiver fazendo sol coloque-o no sol pelo.

      Excluir
  103. bom dia!!gostaria de saber se tenho q podar todos os galhos da minha adeniums,e qual a altura q posso fazer a poda.obrigada Tatiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A poda tem que ser ao su gosto, lembrando que sempre que vc podar coloque pó de canela no local do pó e evite molhar o local por uns 4 dias

      Excluir
  104. ola, tenho duas flores do deserto e certo dia me deparei com formigas cortadeiras picando uma delas, inclusive ja estavam picando os galhos. o que posso fazer para nao perder a planta e protege-la dessa praga. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formigas cortadeiras vc tem que usar iscas para formigas, elas recolhem as iscas e levam para o formigueiro, a isca tem um fungo que contamina a alimentação delas.

      Excluir
  105. Parabens pelo blog. Comprei 4 rosa do deserto, duas para mim e duas minha noiva q tambem gosta muito de flores, mas duas destas quatro estão murchando, oque devo fazer? por favor se possivel me responda por este email, por que quase não tenho tempo para entrar na internet. Obrigado email: joaomanoel_85@hotmail.com

    ResponderExcluir
  106. Olá muito bom o seu blog, adquiri duas mudas de Rosa do deserto esses dias, recebi elas pelos correios, em dois dias depois que plantei elas ficaram com as folhas amarelas e caindo. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. normal perderem folhas, o que vc tem que se procupar é com excesso de agua no replante, sol e só volte a regar quando o sole estiver completamente seco.

      Excluir
  107. Certo, obrigado, só me diz se fiz correto, fiz uma mistura de areia grossa, terra de jardim e carvão para plantar as adenium, com relação a rega só faço isso quando estõ bem secas mesmo, o local onde elas estão levam sol das 11 da manhã até umas duas da tarde, o resto da tarde fica bem quente e abafado onde elas estão, mas não levam mais sol. Grato

    ResponderExcluir
  108. quanto ao local está correto, o susbstrato está + ou -, é que eu não uso terra de jardim não, uso composto orgânico que não compacta !

    ResponderExcluir
  109. Devo trocar então o substrato? Ou vai mecher demais na planta e isso pode prejudicar? Eu tenho aqui em casa Paú que comprei ontem e o cara da sementeira me disse ser muito bom pra drebar bem. Com esse substrato (areia grossa, terra de jardim e carvão) que te falei o que pode ocorrer na planta?

    ResponderExcluir
  110. Não quer dizer que vai fazer mal, só quis dizer que eu não uso terra no substrato dos meus, com esse substrato que vc plantou tenha cuidado com excesso de agua, daqui uns meses vc muda !

    ResponderExcluir
  111. Boa noite, gostaria de tirar mais uma dúvida, estou com uma Adenium que está com botões há alguns dias e a flor ainda não abriu, é normal demorar assim?

    ResponderExcluir
  112. Olá boa tarde!!
    Tenho uma duvida quanto à exposição da rosa do deserto ao sol, quando comprei a minha há uma semana atrás, pude perceber que existiam outras com deformidades no caldex, e perguntei ao dono do viveiro, ele me disse que foi o sol que as queimaram e fez a deformidade, mas todo lugar que eu vou eu vejo pessoas especialistas como você falando que pode as por no sol sem medo, não entendo isso,
    Grato pelo espaço de duvidas disponibilizado aqui em seu blog...

    Att Thiago (se preferir pode enviar para meu email a resposta, mas pode responder aqui também para q outras pessoas q tiverem esta duvida possa as tirar ao ler) ^^
    Thiagopmilanez@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para finalizar, vc teria alguma ideia de como preparar um Adenium para ter a raiz neste formato perfeito?
      http://www.google.com.br/imgres?q=rosa+do+deserto+eeerr1&um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&tbnid=kEp_frRI_cGnvM:&imgrefurl=http://aidobonsai.com/category/bonsai-rosa-do-deserto/&docid=hLEgAwql93lYbM&imgurl=http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/eeerr1.jpg&w=736&h=456&ei=1m6mUJjXGIPf0QHjo4C4DA&zoom=1&iact=hc&vpx=196&vpy=205&dur=1347&hovh=177&hovw=285&tx=172&ty=93&sig=108033367208930327441&page=1&tbnh=142&tbnw=237&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:0,s:0,i:70&biw=1280&bih=827

      grato pela atenção...

      Thiago.

      Excluir
    2. ola !! pra conseguir distribuir as raizes dessa forma, quando estão como mudas bem jovens (8 a 12 folhas), é feito uma poda da raiz pivotante, coloca-se um pedaço de plastico em forma de roda abaixo do local onde cortou, assim quando as raizes novas sairem elas serão forçadas a crescer lateralmente, pois existe um obstáculo...

      Excluir
    3. sol não queima o caudex, sinceramente desconheço, aqui na Bahia o sol é intenso e as minhas pegam pelo menos umas 8 horas de sol ! deformações as vezes acontece por apodrecimento, ai retiramos a parte podre com uma faca, dessa forma alguns ficam deformadas , pode acontecer também em virtude da planta ser atacada por algum vírus ou praga !

      Excluir
  113. Obrigado amigo, valeu mesmo, grato pela resposta ^^
    vou botar em pratica essa parte de por as rodinhas de plastico após as podas da raiz principal (central), grato pela ajuda ^^

    ResponderExcluir
  114. Ah amigo, outra coisa ja ia me esquecendo, vc nao teria nenhuma muda ai para vender com o formato das raizes neste estilo nao?

    http://www.google.com.br/imgres?q=rosa+do+deserto+eeerr1&um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&tbnid=kEp_frRI_cGnvM:&imgrefurl=http://aidobonsai.com/category/bonsai-rosa-do-deserto/&docid=hLEgAwql93lYbM&imgurl=http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/eeerr1.jpg&w=736&h=456&ei=1m6mUJjXGIPf0QHjo4C4DA&zoom=1&iact=hc&vpx=196&vpy=205&dur=1347&hovh=177&hovw=285&tx=172&ty=93&sig=108033367208930327441&page=1&tbnh=142&tbnw=237&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:0,s:0,i:70&biw=1280&bih=827

    ou ja encaminhadas para terem um enraizamento perfeito como este? (com muitas raizes neste estilo)
    para mim a cor da flor nao importa tanto nao, e sim a qualidade da beleza do tronco/caldex, se tiver entre em contato pelo meu email (thiagopmilanez@hotmail.com), obrigado mais uma vez, abraço amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa é uma variedade Arabicum, os arabicums desenvolvem mais raizes e engrossam mais o caudex, tenho mudas pequenas, R$ 10,00 e adultas ja bem desenvolvidas à partir de R$ 20,00, lembrando que para as raizes ficarem daquela forma é preciso ir conduzindo-as !

      Excluir
  115. Ola, tenho varias rosas do deserto e preciso de ajuda pois elas estao morendo. Me add no msn silhennicka@yahoo.com.br. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  116. Olá, minha rosa do deserto está com um formigueiro no vaso.O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode imergir o vaso na agua e deixar uns 15 minutos, isso matará as formigas, depois coloque o vaso no sol e deixe 1 semana sem regar.

      Excluir
  117. olá. Comprei minha rosa do deserto ja com flores num vaso pequeno. Depois plantei num vaso redondo bem fundo 4 mudas. A maior apodreceu a raiz e eu replantei ela. (acredito que pegou novamente porque ela cresceu bastante depois disso). A batata precisa fica aparecendo? Estão bem grandes, porém nenhuma deu flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A batata das minhas quando se desenvolvem muito eu deixo uma parte aparecendo, pois dá um toque mais exótico a planta ! elas iraõ florir, bastante sol e um pouco de adubo !

      Excluir
  118. Ola Amigo.
    Tenho 3 adeniums a algum tempo que pegam sol principalmente pela manhã (3 horas).
    Estou percebendo que as folhas que estão nascendo são desformes e tortas, que me parece falta de vitamina.
    Elas até hoje não tem florada e isso me preocupa um pouco pois acho que tem algo errado na forma de tratar ela.
    O que poderia ser ?
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente coloca-los em uma posição que possam tomar + algumas horas de sol, quanto a folhas desformes, verifique a presença de algum tipo de praga (pulgões e acáros provocam esses sintomas nas folhas) se não tiver pode ser alguma deficiência na adubação, procure variar na adubação, uma boa opção é utilizar OSMOCOTE com micronutrientes.

      Excluir
  119. Olá, adoro seu blog e a forma com que trata suas Adeniums, estou precisando muito de ajuda, ganhei uma adeniums a uns 6 anos, ela veio em vaso de barro raso, sempre floriu lindamente, porém ficou 2 anos sem florir e por esse motivo troquei para um vaso mais fundo, ela esta com as folhas lindas, brilhosas, porém nada de florir, uso pó de osso, vitaminas, terra apropriada, mas nada de flores e tenho uma outra a 2 anos que floriu somente 1 vez, a batata dela esta mole, por esse motivo tirei ela do tempo "pois choveu muito" as folhas estão caindo,deformadas, amareladas, poucas folhas, esta com 4 galhos apenas, fiz uma poda e quando começaram a surgir os brotos com algumas lindas folhinhas eles morreram, ficando uma marca preta na batata, os brotinhos nos galhos também morrem. Não quero que ela morra, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, pelo que vc falou percebi que vc fez o replantio dela e que deixou exposta na chuva, quando fazemos o replandio dos adeniums temos que ter cuidado com o excesso de agua, pois pode provocar o apodrecimento das raizes, procure ver se essa marca preta da batata não já é apodrecimento de raizes, raspe um pouco no local se for apodrecimento recomendo vc ir cortando as partes podres até chegar na parte sadia, que tem a coloração clara e firme, passe pó de canela no local , enrole em um jornal seco e plante novamente depois de uns 2 a 3 dias.

      Excluir
  120. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  121. Obrigada por responder, farei isso com a que tem 2 anos que é a que esta tendo este problema, mas o que faço com a que tem 6 anos para que ela volte a florir? ela esta bem, folhas brilhantes e tudo, porem nada de flores a quase 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça uma adubação com adubo com uma concentração maior de fósforo.

      Excluir
  122. Estou com uma planta de 3 anos. E sempre adubei com Torta de Mamona e Farinha de Osso. Fiz o replantiu dela para um vaso de barro mais fundo. Podei o excessso de raiz. apliquei um substrato já com a mistura da torta e da farinha, na propoção de 2 de torta e 1 de farinha. Tambem coloquei uma camada de humus de minhoca no vaso. Já estou mantendo a planta a sombra com bastante claridade. Minha maior dúvida... como faço para manter esta planta sempre com bastante flores???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenha-a no sol pleno e sempre adubada com adubo rico em fósforo

      Excluir
  123. OLá,meu nome é Fabiana! Adquiri há alguns meses uma flor do deserto já grande (aproximadamente uns 30 cm). Colquei em um local em que a planta pegava sol de manhã e estava regando 2 x/semana. No entanto, há uns 3 dias percebi que a planta começou a murchar... Pensei que fosse falat de água, mas depois de regar percebi que o caule está amolecido...Gostaria muito de salvá-la, mas não sei como... Se puder me ajudar agradeceria muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ! Rosas do deserto só amolecem o caule por 2 motivos: excesso de agua que provoca o apodrecimento e pela falta dela, se for apodrecimento vc vai notar o caule escuro...

      Excluir
  124. Lindo blog!Parabéns.Gostaria de saber se posso colocar npk no ato d transplante ou devo esperar afirmar as raízes.Se posso que quantidade por vaso.Ela tem mais ou menos 3 anos. Comprei esta semana mas está sem flor.O vaso que ela veio é muito pequeno.Gostaria de saber também se posso remover aquelas raízes fininhas que ficam salientes em torno das grossas?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ! eu nunca adubo plantas recém transplantadas, só faço adubação depois de pelo menos 20 dias ! algumas pessoas removem as raizes finas por questão de estética, eu removo as vezes, quando a planta tem excesso de raizes. corto com uma lâmina esterelizada e passo pasta selante no corte !

      Excluir
  125. ola,
    adquiri uma rosa do deserto, ela ainda esta novinha pelo menos e isso que imagino, esta bem pequena com poucas folhas, o que devo fazer agora, como iniciar um bonsai

    ResponderExcluir
  126. Quero comprar sementes de flor do deserto como faco, ja tenho a cor rosa clarinho quero outras cores. Email nathalia_s_sampaio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  127. Gostaria de comprar outras cores da flor do desero, pode ser sementes, como faço? amarildab@gmail.com

    ResponderExcluir
  128. Oi Alex, bom dia!
    Passei um e-mail para você, se puder responder, ficarei muito agradecida.Kate

    ResponderExcluir
  129. Ola Alex, acompanho sempre os comentários do seu blog. Vc esta vendendo as sementes? Vc tem como me enviar o contato da Tailandia? Favor responder para o email arlenebaraujo@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  130. OLA PESSOAL,MES QUE VEM ESTAREI VENDENNDO SEMENTES DE ADENIUM OBESUM(ROSA DO DESERTO).VARIAS CORES DIRETO DA TAILANDIA.QUEM QUISER MAS INFORMAÇOES ENTRE EM CONTATO NO EMAIL
    ATIVOSCTBADISPONIVEL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  131. Olá, tenho um exemplar há algum tempo e aramei o mesmo para dar forma a copa, aramação funciona bem com a espécie? Outra dúvida, é possivel remover alguns galhos e aproveitar os mesmos para estacas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode aramar, porém é mais demorado o processo, quanto a reaproveitar galhos alguns pegam, plante em areia e regue pouco, porém as mudas de galhos ficam pescoçudas (cabo de vassoura)

      Excluir
  132. Olá, ganhei minha flor do deserto em março, nesse tempo me disseram que ela tinha mais ou menos três meses, comecei a regá-la dia sim dia não, ai as folhas começaram a amarelar e caíram quase todas só restou uma, agora rego uma vez na semana e ela está com 6 folhas bem bonitas, mas eu acho ela uma planta muito estranha ela tem uns 20cm de altura e um tronco bem fino e verde com pouquíssimas folhas, gostaria de saber informações sobre poda, o tempo que ela leva pra florir e o processo de adubação, ficaria muito grata se me respondessem pelo meu e-mail: nataliaadrianenatty@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois de adultas (5 meses) podem florir várias vezes ao ano, poda recomendo fazer no verão....adubação aceitam qualquer tipo.

      Excluir
  133. Muito obrigada por responder as perguntas!!
    Natália Adriane

    ResponderExcluir
  134. Qual o melhor periodo para poda e qual o periodo de floração da Adenium arabica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe período apropriado para poda, só evite fazer podas no inverno. Os arabicuns florescem qualquer época, assim como os obesiums, ocorre que os arabicums são menos floriferos.

      Excluir
  135. Boa Tarde.
    Antes de mais nada gostaria de parabenizar pelas lindas adeniuns.
    Tenho algumas duvidas a cerca de como cultivar esta planta. Gostaria de saber o o motivo da necessidade de podar as raizes principal e a guia?

    ResponderExcluir
  136. Bom dia.
    Minha flor do deserto só tem um galho. Como faço para desenvolver mais galhos?

    ResponderExcluir
  137. Boa Noite.
    Como fazer mudas da rosa do deserto através de galhos?

    ResponderExcluir
  138. Jucilene Vieira Barros25 de setembro de 2013 às 16:25

    Olá, eu comprei uma rosa do deserto, e ela esta amarelada de um lado, não está mole. Você sabe o que é? Obrigada, Juce, Palma-To..

    ResponderExcluir
  139. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  140. Tenho minhas Rosas do deserto a 3 anos e nesse ultimos replante que fiz acabei deixando elas muito exposta a chuvas e notei que o bulbo de duas estão um pouco moles porém aidna não estão podres. Vc acha que esse quadro pode reverter, ou seja, o caule (bulbo) pode voltar a ficar novamente mais endurecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tire do vaso, elimine a parte podre, aplique canelá em pó na parte da raiz que ficou ferida, enrole a rosa do deserto em um jornal, guarde por uns 4 dias em local seco, depois replante !

      Excluir
  141. oi boa tarde gostaria de tirar uma duvida a minha rosa do deserto florio e ficou linda mais ai depois que caiu as flores ela não quer florir mais, apesar que as folhas estão lindas e bem verde mais não entendo pq ela não florece mais isso já faz 2 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, dê uma dubada nela e mantenha-a em pleno sol, com certeza florescera mais vezes antes do inverno.

      Excluir
  142. eu gostaria de comprar algumas rosas do deserto achei lindas as que vc tem meu e-mail é ; sirleideapdd7@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  143. Olá, veja se você pode ajudar. Há 3 semanas comprei uma Adenium adulta (o vendedor falou em 5 anos), está em meia-sombra (com 6 horas de sol da manhã), o substrato me parece correto, tem bastante areia grossa. Nas duas primeiras semanas estava regando a cada 3 dias e a planta estava aparentemente muito bem, com as folhas bem verdes. Comecei a notar que o caudex estava amolecendo e as folhas amarelando e diminuí a rega, passando a regar depois de 1 semana. Pesquisei na internet e vi que poderia ser também por falta de rega e voltei a regar a planta, que ainda não melhorou, as folhas estão amarelas e marrons e o caudex parece que está podrecendo. Por favor, você tem alguma sugestão para que eu não perca a Adenium? Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega, tire ela do vaso e va cortando as partes podres de baixo para cima, corte até aparecer a parte sadia da raiz. enrole em jornal a parte sadia e deixe uns 5 dias enrolada no jornal em local seco, depois plante e tenha cuidado com o excesso de água que provoca o apodrecimento das raizes.

      Excluir
  144. Boa noite. Plantei umas sementes ha 4 dias e ja germinaram.estao em uma garrafa pett. Estao com 2 a3cm. Pergunta: quando abra a estufa definitivo? quantas vezes eu irrigo? Ja pode levar sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando ja tem 3 pares de folhas já começo a por no sol, molho de 2 em 2 dias, no inicio sol só pela manhã, máximo 1 hora....restante do dia deixe em local claro.

      Excluir
  145. Oi adorei seu blog, estou DESESPERADA, tenho 2 rosas grandes e varias pequenas, a maior estava imensa e linda, fiz apoda e troquei de vaso, mas ela esta hhorrível, com folhas enrugadas e a batata dela esta oca e podre, o que aconteu? Ela tem salvação? Preciso muito de ajuda não quer perde-la tem um valor sentimental muito grande. Se puder responder no meu email te agradeço muito
    pesdeanjo.chinelaria@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, quando transplantamos as Rosas do deserto temos que ter muito cuidado com excesso de água, pois elas acumulam agua como reserva, dai se molhar demais ou colocar um substrato que retenha agua, termina provocando apodrecimento de raízes, recomendo vc tirar ela da terra e eliminar toda parte podre das raízes, se sobrar raízes sadias vc enrola a planta em um jornal, guarda em local seco e depois de uns 5 dias vc replanta, agora em um substrato bem drenante.

      Excluir
  146. Olá Alex, obrigada pelas dicas, por favor me passe o endereço de sua loja porque moro em Salvador e quero ir lá comprar algumas coisas. Um grande abraço e parabéns por toda orientação que você vem dando aqui neste espaço !
    Meu email : telmapiedade@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bairro: Castelo Branco, 3ª etapa, rua principal nº 211, próximo a igreja Batista, 3253-3313 -8139-5477

      Excluir
  147. Bom dia. Minha rosa do deserto está abortando os botões florais. O que pode ser? Adubo com frequência, as folhas estão vigorosas e toma boa quantidade de sol por dia. Os botões começam a surgir, mas logo morrem. Ela floresce no verão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ! isso acontece em algumas hipóteses: presença de ácaros, excesso de umidade, quando ela estiver com botões suspenda a adubação pra ver se vingam as flores.

      Excluir
  148. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir